quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ter uma intranet viva é ter uma estratégia de sucesso para toda a empresa

Uma intranet é fundamental para empresas de médio e grande porte. A intranet ajuda na padronização das comunicações e metas da empresa, expõe os erros internos, acelera suas correções, divulga os sucessos e fracassos, elimina o excesso de papel gerando economia, ou seja, cria um repositório de conhecimento além de melhorar a estratégia interna da empresa.
Grandes empresas com alcance nacional ou internacional, devido a comportamentos dos mercados em suas regiões, acabam as vezes traçando caminhos distintos na comunicação com seus funcionários e aplicando estratégias diferentes para cada caso. Isso não é ruim se todo o grupo da região ou país seguir a mesma estratégia. Mas o problema é que grandes empresas acabam criando caminhos distintos para a mesma região de atuação. Daí surgem veículos diferentes (revistas, jornais e até intranets e etc) que atingem na maioria, o mesmo público-alvo e a empresa acaba perdendo objetividade no projeto.


Um diretor de marketing com experiência em e-business é fundamental para implantar uma visão mais abrangente do projeto. Ele vai unir o lado do marketing com o lado da comunicação sempre seguindo um objetivo de cima para baixo. É preciso ter muito cuidado com isso. Sem direção a intranet pode ser um buraco sem fundo. Muitas intranets fracassam por falta de informações atualizadas ou falta de valor para seus funcionários. Daí é necessário ter uma equipe só para cuidar disso o que gera um grande custo. Engana-se quem acha que o capital tecnológico é o maior peso deste tipo de investimento. O capital humano sai muito mais caro.



Assim a implantaçãoo de uma intranet deve ser estudada de uma forma mais abrangente. Pode-se incluir ainda uma preciosa parte dos investimentos para a área de vendas, onde os vendedores externos alimentam a base de dados interna com dados dos clientes gerando tráfego de dados essenciais a futuros negócios. Mas isso é assunto para mais uma artigo. O importante é que o cuidado deve ir da direção à equipe que vai cuidar da alimentação das informações. A padronização deve ser um dos objetivos assim como a garantia de sua atualização. Ter uma intranet viva é ter uma estratégia de sucesso para toda a empresa.

Por Márdel Vinicius de Faria Cardoso: tem 43 anos. É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG. Pós-Graduado no MIT-Master Information Tecnology pela FIAP-SP. Tem mais de 23 anos de experiência em empresas de tecnologia de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo atuando como analista de sistemas e suporte, gerente de sistemas, gerente de projetos e empresário. Foi palestrante em vários eventos e articulista em revistas, jornais e portais pelo Brasil. Diretor e fundador do Portal B2b Mercosul Search, criado em 1996 e Top 5 no IBEST 2001 a 2003. Foi professor de Linguagens para Web e E-Marketing da Fasp/Ceinter, Eniac e Fiap e hoje leciona Gestão de Projetos na Uninove em São Paulo. Autor dos livros “Desenvolvimento Web para o Ensino Superior” pela Axcel Books do Brasil em 2004 e “Programação Web para o Ensino Superior” pelo Clube dos Autores e “A Um Passo de Mim” em 2009.

Parte deste Artigo divulgado na revista Conexão 07/2003 do Banco Banespa/Santander.


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