quarta-feira, 10 de junho de 2009

As Novas Modalidades do E-commerce

Podemos definir um e-Marketplace como um mercado virtual que coloca frente a frente muitos compradores e fornecedores de maneira simples e rápida pela internet. Estes mercados virtuais são cheios de pequenas e médias empresas. Hoje são centenas de portais B2b (business to business) e B2c(business to consumer) e E-Procurement no Brasil e no Mundo que oferecem este serviço. Todos têm o mesmo objetivo: vender e/ou comprar produtos na internet, dar visibilidade, ampliar a capacidade de oferta de produtos e serviços das empresas. As vantagens em participar de e-marketplace são muitas:

- Menor Risco e Custo de transação: Comprar através de um eMarketplace permite a automatizar várias rotinas de uma empresa favorencendo seus profissionais e departamentos como hoje é feito no envio de cotações e na tomada de pedidos. Em alguns portais do setor existe até a possibilidade de utilização de logística (entrega de produtos) e acesso a crédito do próprio portal. Como principal resultado, os riscos e custos de transação se reduzem substancialmente tanto para quem compra, como para quem vende.

- Expansão Rápida da base de clientes e fornecedores: Por reunir um grande número de compradores e fornecedores em um mesmo espaço virtual, os portais atraem maior número de clientes. O e-marketplace permite aos fornecedores participar de várias cotações de compra e concorrências de outras empresas de forma automática e online. Isso permite aos compradores ter acesso a novos fornecedores rapidamente.

- Baixos investimentos tecnológicos: A participação de uma empresa em um eMarketplace em geral é simples e rápida e requer baixo investimento tecnológico. Pra começar o cadastro em geral é gratuito. No caso de compra de produtos alguns portais alguns portais cobram por cotações respondidas e/ou divulgadas. Outros cobram mensalidades fixas. Para a venda de produtos alguns possuem soluções prontas não havendo necessidade das empresa fazerem investimentos. Alguns portais oferecem a solução completa em troca de uma pequena mensalidade.

E-Procurement: Automatizando sua compras


Exemplo de um Processo de Cotação
Segundo alguns especialistas, a melhor venda começa sempre numa boa compra. Se uma empresa consegue comprar produtos por um processo automatizado e com boas condições comerciais, melhor será sua condição de competir no seu mercado. Em um processo normal os profissionais do departamento de compras de uma empresa podem receber dezenas de visitas de representantes, gastar um tempo enorme fazendo pesquisa de preços além de gastar tempo e dinheiro com telefone, fax, papel?
Um portal que oferece um e-marketplace para compras é chamado de E-procurement. Neles os funcionários de um departamento de compras podem cadastrar seus fornecedores e os produtos que compram regularmente. Através do cadastro, o usuário pode divulgar rapidamente uma cotação de compra. Assim todos os fornecedores podem receber o pedido por email ou visualizá-lo simultâneamente no e-marketplace do portal. Os fornecedores interessados correm para responder ao pedido. A empresa pode, até mesmo em questão de minutos, obter centenas de respostas de diferentes fornecedores e gerenciá-los pela internet. A não ser em casos especiais despensa-se o uso de fax e telefone.
Um exemplo prático do uso de um bom serviço de e-procurement foi feito pela empresa Eletrolux, fabricante de eletrodomésticos. Ela reduziu seus custos de estoques de material comprado em 40% e obteve uma redução do custo de frete em 25% (Relatório MSDW abr/2000). A Alcoa, uma grande transformadora de alumínio no Brasil, reduziu o custo da transação por item pedido de R$ 4,36 para R$ 1,17 quando implantou o sistema eletrônico de compras (Revista Exame-fev/2000). São centenas de exemplos que se multiplicam pelo mundo inteiro. Os pequenos fabricantes há tempos descobriram como manter pequenino seu departamento de compras utilizando o serviço.



O Portal Mercosul Search http://www.mercosulsearch.com.br/ vêm chamando a atenção de milhares de empresas. Hoje já são mais de 10 mil usuários cadastrados e mais de 5 mil empresas. Além absorver conteúdo de interesse comercial, os usuários podem contar com um serviço de e-procurement inteiramente GRÁTIS até final de abril/2002. O cadastro é inteiramente gratuito. A empresa se cadastra e passa a fazer parte do mecanismo de busca podendo divulgar e responder cotações. “Nossa idéia inicial é fazer este serviço crescer rapidamente o que será melhor para os
Tela do Mercosul MarketPlace

compradores que desejam aumentar seus fornecedores e para os pequenos que desejam ganhar novos clientes”, informa Márdel Cardoso, diretor do Portal.
A internet trouxe uma sopa de letras e siglas que ainda enfernizam muitas pessoas. Mas não há como fugir destes conceitos se quiser-mos realmente dar um passo a frente em nosso ambiente comercial. Seu chefe certamente vai gostar de ver a empresa cortando custos no processo de compra de produtos além ganhar mercado oferecendo aos seus clientes atuais ou novos um serviço de vendas pela internet. Aproveite para somar pontos com ele!


O E-commerce: B2B ou B2C
A maioria das pessoas já deve ter lido algo a respeito. E-commerce é o nome dado ao processo de realizar vendas pela internet. B2C é o processo de vendas no varejo pela internet. B2b (business to business) é o processo de vendas no atacado pela internet (ou entre empresas). Mas por que vender pela Internet? Muitas pessoas já se fizeram esta pergunta em algum momento. Mas sempre os custos e o retorno financeiro compensam o investimento? O devemos questionar para iniciar nosso negócio na internet?
Segundo uma pesquisa do IDC, esse mercado deverá gerar negócios da ordem de US$ 1,3 trilhão em 2003. As empresas pequenas ou grandes estão se enquadrando rapidamente neste modelo de vendas. Não dá pra esperar mais. Se você tem um negócio é melhor dar uma olhada para o seu concorrente e ver se a loja virtual dele já não esta pronta. O pequeno empreendedor sempre se pergunta o que pode fazer? Eu devo investir sem medo? O retorno é garantido? Como faço a distribuição do meu produto? Como divulgo minha loja? O que posso vender? Qual é meu público-alvo? Como garantir sucesso? Estas perguntas são comuns entre os que decidem entrar na Internet para realizar negócios. Veja primeiro os números abaixo.

Números do Setor
O varejo latino-americano deverá faturar 2,9 bilhões de reais pela Web até o fim de 2001 segundo o Gartner Group e representam crescimento de 5,5% nos últimos 12 meses. Do fim de 2000 até dezembro de 2003, a região apresentará aumento de 122% no volume de internautas, chegando a 29,6 milhões de pessoas. As informações são da analista de varejo do instituto, Geri Spieler. Segundo a especialista, no Brasil, 75% dos usuários que compram na rede são homens. A maioria do público (39%) tem entre 30 e 39 anos e a segunda faixa etária que mais compra na Web (28%) está entre os 26 e 29 anos. O estudo ainda revela que 55% dos internautas brasileiros já efetuaram compras na internet e 89% planejam adquirir produtos esse ano.
Os números apontam que já somos 10 milhões de internautas brasileiros até final de 2001. Uma outra pesquisa interessante foi realizada pela e-bit, empresa de marketing online no Brasil. Ela revela que no mês de maio de 2001, os veteranos -- aqueles que já consumiram mais de 10 transações via Web -- dominaram o cenário brasileiro. O índice de satisfação superou a casa dos 80%. Em maio tivemos 19% de novos compradores. Destes novos consumidores online, 59% são homens, 64% gastaram até R$ 100.00, e 40% possuem renda entre R$ 1.001.00 e R$ 3.000.00. A pesquisa informou que 17% 18 e 24 anos. 35% deles têm entre 25 e 34 anos. 35% têm entre 35 e 49 anos. 41% têm superior completo. 25% têm superior incompleto. 38% têm superior completo. 21% têm pós-graduação.

Vendendo pela Internet
Você acha que vender alguns produtos de sua empresa pela internet pode aumentar suas vendas? As pessoas devem se perguntar e entender os motivos que levam um consumidor a optar pela compra na Internet. A escolha dos produtos deve considerar a forma de entrega dos produtos (logística). Quem compra pela Internet quer receber nos prazos combinados e muitas vezes o valor do frete (custo de transporte da mercadoria) é maior do que o do item que está sendo vendido, o que acaba inviabilizando as transações. Devemos pensar que os clientes da internet querem comodidade, melhor aproveitamento de seu tempo livre e etc. Para conquistar e manter um cliente na Web é necessário criar mecanismos que quebrem a impessoalidade da internet, que façam o cliente virtual se sentir único, que transmitam a sensação de que tudo foi feito especialmente para atendê-lo. Estabelecer canais de comunicação com clientes ajuda bastante. É o caminho para se construir uma relação longa e duradoura - a chamada fidelização de cliente. Mandar um simples e-mail, ou telefonar, perguntando se ele ficou satisfeito com o produto recebido, demonstrando interesse, pode ser o início de uma relação de confiança, conforto e segurança.

Marketing
Depois de todos os problemas que o setor de internet teve em 2000 e 2001, ainda hoje a internet, como mídia, tem poder e alcance muitos bons e possui custos menores do que os da mídia tradicional. Pela facilidade na implementação e rápida visualização dos resultados hoje se cobra muito dos "banners" (imagens de propaganda que aparecem nas páginas) como publicidade mas esquecem que toda campanha deve ter foco, ou seja, público-alvo bem definido. Para atrair clientes, um site precisa ser dinâmico, dispor de variedade de informações e produtos, ter visual atraente, informações claras e consistentes. Em geral os e-marketplaces contém tudo isso. Mas para fazer marketing uma boa opção para pequenas empresas é enviar uma mala-direta convidando seus clientes para fazer sua compra de seus produtos pela internet. Para um lojista tradicional pode ser interessante e mais barato fazer um folder e entrega-lo aos seus clientes pessoalmente divulgando seu endereço na internet.

Segurança
A Segurança na Rede é fundamental. Hoje em dia os consumidores estão perdendo o medo e confiando mais nos mecanismos de segurança os portais. Os portais mais conhecidos já tem uma boa infra-estrutura de proteção. Atrás de um volume mais de vendas as empresas de cartão de crédito, como a VISA, por exemplo, implantaram uma filosofia em que o usuário não transmite mais pela internet o número do seu cartão se quiser. Os portais também implementaram o método chamado Certificação Digital, que torna impossível para um hacker visualizar o número do cartão transmitido para aqueles que não desejam utilizar a solução da Visa.

Formas de Pagamento
É fundamental escolher métodos de pagamentos variados pela internet. O uso da Boleta bancária é a opção mais barata e hoje é utilizada por quase 20% dos compradores (fonte: e-bit) e se popularizando rapidamente. Para os pequenos é a melhor solução. Os bancos oferecem uma série númérica de cobrança bancária para geração dos números das boletas bastando às lojas virtuais gerarem estas boletas para os clientes. A maioria dos portais que fazem e-commerce oferecem esta solução a custos mínimos. Os bancos se encarregaram apenas de oferecer aos clientes uma forma de verificar se a boleta foi paga através do seu Office Banking em troca de um pequeno valor em cada boleta paga. Através do sistema o lojista pode saber quais foram as boletas pagas no dia anterior e pode dar início ao despaco da mercadoria. O lojista tem o dinheiro depositado em sua conta em 2 dias úteis normalmente.
O Portal Mercosul Search oferece um métodos muito bom de pagamento por boletas virtuais. Além de gerar boletas virtuais para as lojas que fazem parte do portal, o sistema ainda pode emitir boletas virtuais avulsas que são enviadas por email e fazer cobranças com mensagens. Para aqueles que se esqueceram de fazer o pagamento. Outro recurso interessante é a geração de boletas em lote. Com o sistema uma empresa pode emitir até milhares de boletos virtuais para seus clientes automaticamente. Todos são enviados por email. Uma empresa pode utilizar o serviço mesmo não tendo uma loja virtual.

Business to Business
A partir do momento você decidiu usar a internet para agilizar seus negócios você deve escolher um portal para instala sua loja. O ideal para uma pequena fábrica, por exemplo, poderia ser uma solução com preços diferenciados para fazer vendas por atacado (para atender revendas) e no varejo. Mas poucos portais oferecem a solução completa para os 2(dois) modelos. Para resolver isso eles teriam que ter outro e-marketplace, especializado em vendas.
Hoje, de uma forma geral, os melhores portais B2c geralmente concentram os lojistas virtuais e os dividem em produtos para venda. Já os portais B2b se preocupam mais solucionar o problema do depto de compras. Alguns destes portais B2b oferecem a solução B2c incompleta, ou seja, oferecem uma solução de catálogo de produtos para recepção de pedidos mas não os faturam pela internet, ou melhor, não geram uma boleta virtual em que o cliente já paga e recebe a



Tela do Mercosul Shop
mercadoria. Conclusão, alguns concentram empresas que não possuem lojas virtuais e outros apenas concentram as lojas virtuais.
O Portal Mercosul Search é um dos poucos portais que oferecem 2(dois) e-marketplace para seus clientes. Você conheceu o Mercosul Marketplace que é na verdade um e-procurement. Mas o portal oferece também outro e-marketplace, o Mercosul Shop. Nele os lojistas estão agrupados e podem vender seus produtos por atacado e varejo de uma forma inédita.

Software Mercosul Store Tela de cadastramento de Produtos











Tela do Mercosul StoreUm cliente (Hoje são mais de 25 mil visitantes mensais) visualiza os produtos de uma loja virtual com os preços ofertados no Varejo. Caso ele queira fazer uma compra grande basta fazer um LOGIN no portal utilizando uma senha. Com isso ele passará a visualizar os preços das lojas no atacado comprando direto no modelo B2b. Isso é bastante interessante para um fabricante, por exemplo. Em geral uma empresa de consultoria cobra uma fortuna para desenvolver uma solução assim.

Para resolver a questão “custo” o Portal oferece um software gratuito, o Mercosul Store. Com ele, qualquer leigo pode construir uma loja virtual em questão de minutos. Cadastro de departamentos, produtos e até mesmo tabela de frete existem no produto. Sse o lojista tem uma transportadora ele pode cadastrar toda a tabela de frete. O custo dele sai automaticamente incluído no valor total da compra. Ao lojista cabe apenas gerenciar os pedidos e entregar os produtos no prazo combinado. O portal ainda oferece uma versão online do software.
Tela da Loja Ultralight

Alguns pequenos fabricantes e lojistas já estão utilizando a solução do portal. “Estamos surpresos pois quase 80% dos interessados que nos procuram são fabricantes de algum produto”, informa Márdel Cardoso, diretor do portal. Uma das lojas que hoje utiliza a solução é uma fábrica de aparelhos eliminadores de insetos, a Ultralight. A empresa espera ganhar mercado participando do portal Mercosul Search. “Estamos muitos felizes com a solução. Além de ter feito um investimento pequeno para ter a loja (cerca de R$285,00) a loja ficou bonita e está chamando muito a atenção de nossos clientes”, informa Josiana, gerente de vendas da empresa.



Por Márdel Vinicius de Faria Cardoso: tem 43 anos. É Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-MG. Pós-Graduado no MIT-Master Information Tecnology pela FIAP-SP. Tem mais de 23 anos de experiência em empresas de tecnologia de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo atuando como analista de sistemas e suporte, gerente de sistemas, gerente de projetos e empresário. Foi palestrante em vários eventos e articulista em revistas, jornais e portais pelo Brasil. Diretor e fundador do Portal B2b Mercosul Search, criado em 1996 e Top 5 no IBEST 2001 a 2003. Foi professor de Linguagens para Web e E-Marketing da Fasp/Ceinter, Eniac e Fiap e hoje leciona Gestão de Projetos na Uninove em São Paulo. Autor dos livros “Desenvolvimento Web para o Ensino Superior” pela Axcel Books do Brasil em 2004 e “Programação Web para o Ensino Superior” pelo Clube dos Autores e “A Um Passo de Mim” em 2009.

Fontes:
- Pesquisa E-procurement, tendências, desafios e melhores práticas da Deloitte Consulting
- Pesquisa Edge Group
- Pesquisa Jupiter Media Matrix- Relatório MSDW abr/2000

Matéria publicada na revista CD Expert Casa e Escritório/Nov 2001





















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